No dia 27 de Junho decorreu a conferência dos Biorresíduos, no EuroParque em Santa Maria da Feira.
No contexto Nacional, os Biorresíduos representam cerca de 38% da composição dos resíduos indiferenciados – compostos por resíduos alimentares (cerca de 36%) e resíduos de jardim (cerca de 2%).
Mas, podemos evitar a poluição separando e valorizando os biorresíduos!
Estes resíduos orgânicos têm bastante valor quando tratados corretamente.
Através do processo de digestão anaeróbia é possível produzir energia elétrica e devolver aos solos um composto rico em nutrientes – o que contribui para a Economia Circular.
A gestão dedicada dos Biorresíduos surge, assim, como um fator essencial para a prossecução da prevenção da produção de resíduos, da proteção do ambiente e da promoção da utilização eficiente dos recursos.
Tivemos oportunidade de marcar presença como expositores dando-nos a vantagem de demonstrar os nossos produtos especialmente concebidos para a recolha dos resíduos domésticos.
Fabricados em polietileno, grande percentagem de incorporação de matéria prima com origem em processos de reciclagem, resistentes à deterioração, frio, calor, qualquer tipo de impacto, agentes químicos e raios UV.
No dia 28 de Junho aprofundou-se as questões que preocupam o sector da reciclagem, os desafios foram identificados, bem como o debate de soluções para a resolução de problemas.
Foram ouvidos todos aqueles que têm um contributo inestimável na construção da economia circular: operadores e recicladores, entidades gestoras, sistemas de gestão de resíduos urbanos e municípios.
Em Portugal muito está por fazer em matéria de reciclagem e valorização dos resíduos.